Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grupo 1 - Lixos

LIXO
O lixo é qualquer tipo de resíduos sólidos gerados pelo ser humano que podem ser reutilizados ou não. Ele pode ser orgânicos ou recicláveis entre eles lixo doméstico, comercial, público, hospitalar, industrial ou eletrônico.

Lixo doméstico
O lixo doméstico, como o próprio nome diz, é um lixo que vem de residências como por exemplo: fraldas, restos de comida, tubo de creme dental papel higiênico, hidratantes, galhos etc. Esse tipo de lixo normalmente não é tratado e é depositado em lixões onde serve de alimento para ratos e urubus. Muitos jogam fora casca de frutas, estrume de animais entre outros ao invés de usá-los como adubo assim ajudamos o meio ambiente reduzindo a quantidade de lixo depositado nos lixões e o seu lixo ficara com melhor odor.


Lixo comercial
O lixo comercial é gerado pelos resíduos da parte comercial, e é composto principalmente por papéis e plástico de vários grupos.O mais adequado tratamento é a reciclagem, que pode diminuir o grande volume de lixo. Por isso o reaproveitamento dos materiais reutilizaves(reciclagem) é necessária, para que, dessa maneira, haja redução de grande parte do lixo que é levado para lixões.


Lixo público
É formado pelos resíduos sólidos das atividades de limpeza de lugares públicos, compondo-se de papéis, terra, areia, folhas, etc. As prefeituras mandam esse lixo coletado na limpeza das galerias e bocas de lobo, para aterros sanitários, já que estas cargas não devem ser tratadas como lixo público, devido a sua composição que pode conter até substancias contaminantes das industriais. Se levado à um lixão ou aterro sanitário comum essas cargas podem contaminar os lençóis freáticos.


Lixo hospitalar
Lixo hospitalar é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clínicas, e formado em sua maioria por, seringas, agulhas, luvas, fraldas, sondas e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com micro- organismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado.



Lixo Eletrônico
O resíduo eletrônico ou lixo eltrônico (termo que não deve ser confundido como spam), é o nome dado aos resíduos resultantes da obsolência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, telemóveis, computadores, geladeiras e outros dispositivos).

O lixo eletrônico é um dos lixos que mais crescem, devido, principalmente, à viabilidade econômica.









Lixo industrial
O lixo industrial é, como o próprio nome diz, é o lixo que vem das indústrias. A maior parte dos lixos tóxicos se encontram nessa categoria.Como são diferentes as indústrias, os seus dejetos são diferentes.

Apenas alguns dejetos são reaproveitáveis ou recicláveisos resíduos de indústrias alimentícias podem ser usado para ração animal, mas o das que geram material químico não são tão aproveitáveis por terem maior grau de toxidade e o custo é muito alto para o reaproveitamento desse lixo e pode ser necessário o uso de tecnologia muito avançada.O lixo industrial pode causar a poluição do solo, da água e do ar.


Destinos do lixo
Já sabemos os tipos de lixo, mas...para onde ele vai?
São três os principais destinos do lixo: lixões, aterros sanitários e incineradores:

Lixões:
Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto. O lixão fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.

Aterros sanitários:

Incineradores:



Comentários Teresa